domingo, 2 de janeiro de 2011

Quem mais sua na batalha menos sangra na vida !!!

Médicos sem Fronteiras ! ! !


Quando optamos pela escolha vocacional de ser médico,
devemos ter maturidade suficiente para saber o quanto isso está atrelado a responsabilidades e dificuldades.
A medicina é mais que uma profissão, é um dom.
Muitos a fazem por dinheiro, por status, mais esses, eu lhes garanto, jamais serão grandes médicos. A caminhada sinuosa e difícil, é para muitos um desafio, mas também uma chance única de crescimento. É claro, tem aqueles que passam sem dificuldades pelo vestibular, mas o fato é que aqueles que demoram, podem experimentar o sabor da vitória dia a dia, e também da derrota é claro. A cada tentativa frustrada, uma nova avaliação é feita, sobre seus comportamentos, sobre métodos de estudo e sobre aquilo tudo o que você está passando para alcançar seu sonho. É aí que está o crescimento. O vestibulando de medicina de uma maneira em geral, acaba sabendo o quanto a disciplina e o treinamento são importantes para o alcance da vitória. No momento em que é mais julgado, onde sua capacidade e inteligencia são provocadas, ele precisa manter o foco e persistir; e sobre os olhares de críticas e cobranças, ele tem que ser confiante daquilo que está fazendo e de que está no caminho certo. Essa atitude é muito válida depois para ele como médico, em ter a precisão de acreditar em suas próprias convicções, mesmo que sua equipe fale o contrário. Esse médico aprende que nem sempre é possível salvar vidas, mais que de fato conseguir tal feito, tem um sabor gratificante!
Aprende que as dificuldades são inúmeras e as privações também, mais que no final tudo valerá a pena. Aprende que o tempo é algo muito subjetivo, e que ele de fato, pouco importa quando o que estamos fazendo é construindo e consolidando um grande sonho.
Então para aqueles que pensam em desistir, ou para os que lamentam a demora da aprovação, posso com toda certeza lhes afirmar, tudo é esquecido quando o nome na lista de aprovação aparece. Tudo faz sentido e o enorme quebra-cabeça passa a ter forma, e não a ser mais um monte de peças espalhadas sobre a mesa.
É você será Médico! E depois, ninguém perguntará quanto tempo você demorou para ser aprovado...
O maior cirurgião plástico do Brasil e talvez do mundo, Ivo Pitangy, prestou vestibular para medicina 8 vezes, e tinha seus amigos formados quando ele entrou na faculdade. O brilhante arquiteto Oscar Niemeyer não passou de primeira para o vestibular de arquitetura, e por muitas vezes questionou se era aquilo mesmo que ele deveria ser. O Cafú, um dos maiores artilheiros da nossa seleção, foi recusado em 3 times de futebol, diziam que aquilo não era para ele, se ele tivesse desistido ou pensado que estava no caminho errado, ele jamais estaria onde está hoje.
Essa será mais uma das ainda muitas etapas que você passará,
o estudo é uma luta diária, depois a residência e fora as noites de privação do sono. Os médicos dormem muito pouco! E aprendem a conviver com tudo isso.
Enfim, ao invés de lamentar o tempo gasto, olhe sobre a ótica de que quando passar, saberá que qualquer desafio é transponível para aqueles que persistem!
Os sonhos sem persistência, jamais deixaram de ser simplesmente sonhos...Para acontecer na realidade é preciso consolidar na alma.
Acredite em você e se dedique muito. Lembre-se, alguém pode vencer de você porque sabia mais, ou teve mais sorte, mas nunca porque se esforçou mais. Em um competição quem mais sangra no jogo, é quem menos sangra na vida. 
Fome na África

15 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa do blog! :)
    Continue persistente que vai longe!

    Bom ano para você!

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. muito motivante mesmo!
    que voce e eu conquistemos nossos sonhos!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o blog... nos motiva ao ler as palavras que o mesmo contêm e que podemos realizar tal sonho.. parabéns

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo Blog!!!
    Também passei por essa fase de vestibular para medicina por muito tempo me desgastei muito fisica e emocionalmente, mas hoje vejo que tudo valeu a pena... a sensação de ver seu nome na lista é indescrítivel!!!
    Tive um professor muito especial no cursinho que dizia a turma que nada, nada mesmo resiste ao trabalho... é a mais pura verdade!!!
    Siga em frente com o seu sonho, ele é muito bonito!!!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo Blog. Eu ao ler esse texto me deu mais forças para continuar, já tive o gosto amargo da derrota duas vezes, mas não consigo desistir, pois não me vejo em outra profissão. Obrigada e espero ser uma boa médica um dia.

    ResponderExcluir
  6. gostei do teu blog. estou rumando ao terceiro ano de cursinho e estou despedaçada física e emocionalmente. o fato é que é necessário resiliência pra passar em medicina e achei que aqui há mensagens que corroboram com isso. continue com o trabalho, pois o acompanharei ao longo do ano, com certeza. e que o futuro nos reserve boas surpresas e o nosso nome no listão.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo blog e obrigado!
    Vc me ajudou mtu, hoje saiu o resultado do vestibular e eu não passei, mesmo depois de ter estudado bastante! Encontrei esse blog por acaso, mas ajudou bastante pq eu já estava numa tristeza profunda, e ainda tem a minha familia dizendo pra mim mudar de curso...

    obrigado!

    ResponderExcluir
  8. gostei muito desse artigo,
    no entanto quero prestar vestibular de medicina mas tenho medo, tenho uma incerteza em meu potencial mas depois de ter lido o texto acima, acredito que a força maior parte dentro de si, não podemos olhar para trás mas sim o quanto o futuro nos retribuirá pelo esforço que temos.>!

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito do Blog,pois estou tentando medicina pela 4º vez esse ano!
    E as vezes bate a depre, eu perco a vontade de estudar, mais vou conseguir. E agora que vi esse blog... Tchau depre!

    ResponderExcluir
  10. no começo de 2011 eu li esse blog e me motivei muito. na metade desse mesmo ano, passei em 2 faculdades, com dessidades de 82 por vaga e 115 por vaga. isso demonstra que o impossível é, na maioria das vezes, uma delimitação que impomos a nós mesmos, porque eu nunca fui muito boa em matemática ou física, mas eu sempre fui muito resiliente, e estudei em 4 meses muito mais do que na minha vida inteira. já cursei um semestre e digo a vocês: não tem nada mais lindo do que ver uma paciente se abrindo contigo, falando dos medos, anseios e tristezas, felicidades e ter a oportunidade de segurar a mão deles para acalentar ou simplesmente para dar tchau. pessoal, dêem o sangue se for preciso, mas nunca deixem que esse sonho lindo se perca.

    ResponderExcluir
  11. Meu amor pela Medicina é incondicional...Desde que nasci, já sabia a profissão que eu queria seguir.Mas a minhas escolhas erradas, me tiraram do caminho... E hoje lamento, choro e sofro por não poder estudar,me dedicar, pois meus filhos dependem de mim e mesmo q eu tenha errado eles são meus maiores presentes....
    Vejo filhinhos de papai, estudando por status, e muitos outros jogando a oportunidade fora...Ou aqueles que conseguem se formar, cheios de si..não amam a profissão e tratam os pacientes com indiferença. E eu uma pessoa humilde não tenho condições de estudar... Mas eu não desisti apenas adiei meu sonho...

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Sabe, suas palavras são boas e me confortam muito nessa hora,ultimamente tô nessa fase de fracasso, só tenho tido reprovação, e tenho tentado medicina vai fazer 2 anos tanto em faculdades particulares quanto nas universidades federais(pelo Enem) e não consegui passar ainda, parece que tudo esta desabando sobre mim, e vejo outros passarem, ai eu me pergunto por que não passei? já tenho ideia do meu erro,mas o pior é a cobrança dos pais, da idade(tenho 23), além disso é decepcionante saber que meu esforço não foi o suficiente, e talvez ,eu tenha que fazer meu 3° ano de cursinho, aceitar, eu vou, mesmo com a pressão que as vezes me traz uma angústia e tristeza por não ter passado ainda.Todavia, graças às suas palavras eu agora fiquei mais tranquila, obrigada!

    ResponderExcluir
  14. Tenho 17 anos e já escolhi, Medicina por amor! 💚

    ResponderExcluir